LiveZilla Live Help

*
Fenolite

Trata-se de um laminado formado basicamente por camadas de papel de origem especial (papel fenólico, tipo Kraft) e aglutinado em uma massa única com o uso de resina fenólica de altas características mecânicas para uso em baixa, alta tensão e alta freqüência (de acordo com o tipo de fenolite). É um material rígido isolante, usado para isolamento elétrico, na substituição do baquelite e diversos outros isolantes elétricos.

Aplicações nos diversos ramos da indústria:

  • Siderurgia: Mancais, Segmentos, Casquilhos, Chapas de desgaste, Gaxetas, Colarinhos, Anéis, Buchas, Chavetas, Placas de Deslizamento, Cunhas, Guias, Acoplamentos, etc.
  • Eletro Eletrônicas: Isoladores, Conectores, Prensa-Cabos, Arruelas, Chapas Isolantes, Painéis, Cremalheira, Anéis, Suportes Engrenagens, Carretéis, Peças Isolantes, Dutos, Pinhões, Separadores, Discos, Placas de Terminais, Tubos Protetores para Fusíveis.
  • Papel e Química: Raspadeiras, Acoplamentos para Filtro, Coberturas para Superfícies, Agitadores, etc.
  • Mecânica Geral: Espaçadores, Calços, Gaxetas, Cremalheiras, Engrenagens, Martelos, Guias para Correntes, Pistões, Rodas Dentadas, Polias, Discos de Fricção, Porta, Esfera para Rolamentos, Acoplamentos, Pinhões, Cilindros, etc.
  • Téxteis: Lançadeiras, Potes de Fiação, Carretéis, Fitas de Arraste, Cunhas Guias, Discos de Fricção, etc

Propriedades de Laminados Indústriais:

  • Químicas: Laminados fenólicos geralmente não são atacados pelos solventes comuns como álcool, éter e derivados do refino de petróleo, resistem a baixa concentração de ácidos inorgânicos (exceto ácido nítrico e crômico), e ácidos orgânicos como cítrico, maleico, acético e lático. São atacados pelos ácidos oxidantes já referidos principalmente a temperaturas e concentrações elevadas, bem como pelos álcalis fortes.
  • Térmicas: De praxe, os laminados em papéis (fenolite - fenolite - super) ou em tecidos de algodão (celeron) podem ser usados ininterruptamente a 120ºC, com picos de 170ºC. Todos os laminados tendem a sofrer a ação do calor acima de 100ºC, porém quando são presos a um suporte mineral ou metálico, resistem temperaturas mais altas.
  • Físicas: É impossível para o laminado técnico acompanhar as tolerâncias de aço ou outro metal em uso nas indústrias, o coeficiente térmico de expansão é de 3 a 5 vezes mais alto que o do aço, os laminados industriais sofrem alterações dimensionais sob ação de umidade com menor ou maior intensidade. Devido a alta resiliência, é possível trabalhar com tolerâncias maiores, do que seriam necessárias para um material mais rígido.
  • Eletrícas: Resistência dielétrica pode variar devido à configuração dos eletrodos, o meio e as condições em que o isolante é ensaiado, (as partes usinadas, cortadas, furadas são vulneráveis à ação da umidade, depois de usinar é conveniente secar e envernizar o local).

Plastplex - Soluções Industriais em Fenolite!

Plastplex - Soluções Industriais em Fenolite!

Plastplex - Soluções Industriais em Fenolite!

Tabela de Propriedades do Fenolite

 
Powerhertz Webdesigner